A Fundação Vasco Vieira de Almeida e a Startup Lisboa organizam o 1º Legal Hackathon em Portugal, com o apoio da Microsoft e a OutSystems, e da Life Long Learning da UNESCO, que decorre nos dias 16 e 17 de março, no escritório da Vieira de Almeida em Lisboa.

Com esta iniciativa pretendemos potenciar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras que aproximem os cidadãos do Direito e, promovam, deste modo, a literacia jurídica, o legal empowerment e o exercício pleno da cidadania.

Nos dois dias do hackathon, as equipas vão estar acompanhadas por mentores especializados em tecnologia, em direito e gestão e terão de desenvolver ideias inovadoras que respondam aos problemas propostos e que consigam acompanhar a forte tendência internacional na adoção e integração de novas tecnologias na forma de trabalhar e adaptação de processos dos diferentes atores jurídicos. Após o pitch das suas propostas, o júri irá deliberar as equipas vencedores e atribuir prémios no valor total de 10 mil euros.

Para João Vieira de Almeida, Chairman da Fundação Vasco Vieira de Almeida, "este evento vem ao encontro dos valores que estão na génese da Fundação, no sentido de promover uma cidadania esclarecida num estado de direito democrático e fomentar a divulgação do conhecimento apoiando projetos inovadores, que facilitem a inclusão social, reconhecendo o papel incontornável da tecnologia nesse propósito".

As candidaturas, em equipa ou individuais, podem ser feitas online até ao dia 28 de fevereiro.

Media: